"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido.
Eu não: Quero uma verdade inventada..."

Clarice Lispector

sábado, 16 de janeiro de 2010

Resenha crítica do livro: Preconceito Lingüístico o que é, como se faz- Marcos Bagno



Preconceito Linguístico no Brasil




O preconceito lingüístico esta cada vez mais presente na sociedade, sendo estimulado diariamente por pensamentos e atitudes errôneas. Os Brasileiros tem uma imagem negativa quanto a língua Portuguesa, colaborando para que o preconceito dissemine.

Em seu livro polêmico, Preconceito Lingüístico o que é, como se faz o autor, Marcos Bagno, faz um passeio pela mitologia do preconceito lingüístico, provocando em seus leitores uma profunda reflexão quanto a língua Portuguesa falada em nosso Brasil. Ele explana de modo muito claro e político, através de seus oitos mitos, que o brasileiro sabe falar Português sim! O que existe é um alto grau de diversidade cultural e injustiça social.

O Português “Brasileiro” é diferente do falado em Portugal, nem por este motivo é errado! Cada região tem sua qualidade lingüística. O Português se torna uma língua “muito difícil” devido regras gramaticais que decoramos ao longo de nossas vidas, não correspondendo a língua que desenvolvemos diariamente.

Em diversos momentos fazemos críticas equivocadas ao próximo pelo uso de algumas expressões que achamos “erradas”, não levando em consideração as diferenças regionais e culturais em nosso país. Toda língua muda, o que hoje é visto como certo já foi o erro do passado! Infelizmente o domínio desta norma chamada de “culta” é um elemento de distinção social.

Os Professores são muitos importantes como formadores de opiniões. Diante de tamanha responsabilidade deveriam, nos orientar a achar o ponto de equilíbrio entre os eixos da adequabilidade e aceitabilidade, escrevendo gramáticas da norma culta brasileira, em termos simples para que possamos entender esta língua maravilhosa.

Como o Marcos Bagno cita em sua obra “Ensinar bem é ensinar para o bem. Ensinar para o bem é acrescentar e não suprimir, é elevar e não rebaixar a auto-estima do indivíduo. Somente assim, no início de cada ano letivo este indivíduo poderá comemorar a volta às aulas, em vez de lamentar a volta às jaulas!”




Priscila Uchôa

Ps: Vale a pena ler este livro!

4 comentários:

  1. É muito bom um espaço como esse, para expressar o que se sente.
    E a foto está linda, viu! =)

    Boa sorte! Que esse blog te faça bem e que faça muitos refletirem.

    Beijão,
    Ingrid Souza

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Ingrid!! Espero acrescentar em algo e vê-la por aqui mais vezes.

    Bj para tu

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza que estarei por aqui...
    Eu adoro viajar pelo mundo dos blogs de quem gosta de escrever, de quem demonstra essa sensibilidade.
    (E pra melhorar, pelo que vi, tu também gosta de Lispector! haha)

    Eu já tive dois blogs. Qualquer coisa, pode contar. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que legal!! Gosto muito dela sim, verás muitas citações dela por aqui.

    Bj

    ResponderExcluir